fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Arquiteto, como estruturar uma precificação assertiva?

Muitas vezes ao iniciarmos nosso próprio negócio, nos perguntamos muitas coisas… das quais, por exemplo: “estou no caminho certo?”, “meu preço é justo pelo que eu entrego?”, entre outras abordagens.

O que precisamos ter certeza é que quando abrimos nosso próprio negócio uma das primeiras coisas que devem estar em sintonia com nossa missão é, de fato, nosso PREÇO e VALOR. Isso porque, vamos prospectar novos clientes baseado neste preço que mostrará quem somos ao final da nossa entrega. Portanto saiba: não adianta atender cobrando muito se sua entrega é de baixa qualidade ainda!

Aqui abaixo vão algumas técnicas e dicas de como projetar sua precificação:

  • Considere todos os seus custos fixos

É importante inserir todo e qualquer custo fixo mensal para descobrir o quanto você gasta mensalmente afim de estruturar um preço correto.

Caso você tenha algum pagamento anual, divida-o por 12 para chegar no valor mensal e contabilizar na sua planilha de precificação.

  • Considere o custo/hora de sua equipe

O pagamento da sua equipe deve ser dividido pela jornada de trabalho diária/semanal e assim chegar no valor mensal de cada colaborador

  • Considere custo variável

Para cada projeto, há um custo diferente, certo? portanto, nem sempre você terá custo com ART/RRT de projeto ou com placa de obra e afins… mas é importante mensurar estes custos caso haja!

  • Considere o tempo de projeto

Cada etapa de seu projeto demora para ser feita em média quanto tempo? É importante você relacionar cada etapa de um projeto e quantificar as horas dedicadas nele! Por exemplo: estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo, medição fina e afins… totalizando 250 horas por mês.

PARA NÃO ESQUECER: a SPOT possui um “projeto precificação” disponível para todos os arquitetos! Caso você queira ter uma precificação assertiva e personalizada pra você, nós podemos montar e te ajudar a trilhar esse caminho juntos!