fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

4 dicas para começar a juntar dinheiro

Um dos maiores desesperos de muitos brasileiros é abrir sua conta bancária e se deparar com seu saldo negativado. A sensação é de angústia, ansiedade e muitas vezes arrependimento. No entanto, é possível conciliar os gastos e evitar ficar no vermelho com algumas mudanças de práticas e hábitos.

  • Comece hoje seu planejamento financeiro
    Existem planilhas gratuitas na internet que você pode adquirir e inserir todas as informações que precisa. Se necessário, conte com a ajuda de algum amigo ou profissional que entenda do assunto. Falta de educação financeira faz com que as pessoas às vezes nem consigam pensar em planejamento, pois nem sabem por onde começar.
  • Pense a longo prazo
    Não adianta estruturar seu planejamento financeiro anual se não lembrar das despesas que você tem 1x ao ano em determinado período. Ao fazer um planejamento, lembre-se: no retorno do período das férias, você não tem salário. No início do ano, há muitas taxas a serem consideradas, como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos etc.
  • Trabalhe sua inteligência emocional
    Se você não tem a menor ideia de onde começar a sua estratégia financeira, peça ajuda. Muitas pessoas continuam endividadas por vergonha de pedir auxílio para alguém próximo.
  • Poupe corretamente:
    A regra é clara: se você esperar sobrar para poupar, você não poupa. Existe um racional bem razoável neste sentido que segue uma ordem cronológica:
    1º ao receber o salário, reserva o valor que pague suas contas do mês
    2º o que sobrar, reserve um pouco para as contas variáveis
    3º o que sobrar, você poupa.
    Isso deve ocorrer ainda nos 5 primeiros dias do mês.